Ao pensarmos em harmonia, não podemos esquecer das triades e tetrades por serem o suporte fundamental de tudo que se fala a esse respeito. Para entendermos as funções que as tríades e trétrades ocupam em nossa música, é oportuno atentarmos a dois pontos centrais: a terça e sétima dos acordes.
A 3º define o tipo do acorde:
Terça maior - entende-se como um acorde maior ( Tônica, 3ª maior, 5ª justa).
Terça menor - entende-se como um acorde menor (Tônica, 3ª menor, 5ª justa).
Terça oculta - entende-se como um acorde "SUS" (suspenso), não se caracteriza harmonicamente e cria expectativa (Tônica, 4ª justa, 5ª justa).
A 7ª tende a definir a função harmônica.
Sétima maior - quando aparece em acordes maiores, traz duas possibilidades funcionais: Tônica e subdominante.
Sétima menor - quando aparece em acordes menores, traz duas possibilidades funcionais: Tônica e subdominante.
Sétima menor - quando aparece em acordes maiores, traz uma possibilidade funcional: Dominante.
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Estas são as possibilidades existentes para os acordes dentro da harmonia funcional.
TÔNICA (REPOUSO) - I GRAU
SUBDOMINANTE (PREPARAÇÃO) - IV GRAU
DOMINANTE (TENSÃO) - V GRAU
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Função tônica.
É uma função de sentido conclusivo. Geralmente é o acorde que termina uma peça musical. O principal acorde da função Tônica é o I grau que pode ser substituído pelos III e VI que, dentro de certo contexto, também estabelecerá repouso.
Função sub dominante.
É uma função de sentido preparatório para a tensão da dominante. O principal acorde da função é o IV grau, mas ele pode ser substituído pelo II e ás vezes até pelo VI grau.
Função dominante.
É uma função de sentido suspensivo e terá seu repouso no I grau. O principal acorde da função é o V grau, comumente substituído pelo VII grau e , com menos freqüência, pelo III grau.
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Existem outras funções harmônicas derivadas das três funções principais, chamadas funções relativas,
a primeira é a função relativa menor.
Relativa menor.
Está a uma distância de 6ª maior ascendente da função principal.
I grau - Dó maior: Lá menor (função tônica)
IV grau - Fá maior: Ré menor (função sub dominante)
V grau - Sol maior: Mi menor (função dominante)
Obs.: a substituição do acorde pelo seu relativo menor não modifica sua função harmônica.
A segunda derivação funcional é a Relativa Menor Secundaria.
Relativa Menor Secundaria.
Está a uma distância de terça maior ascendente da função principal.
I grau - Dó maior: Mi menor (função tonal)
IV grau - Fá maior: Lá menor (função subdominante)
V grau - Sol maior: Si menor com 5ª diminuta (função dominante)
*Neste caso o acorde dominante deve ser substituido por um acorde meio-diminuto e não por um acorde menor.
a primeira é a função relativa menor.
Relativa menor.
Está a uma distância de 6ª maior ascendente da função principal.
I grau - Dó maior: Lá menor (função tônica)
IV grau - Fá maior: Ré menor (função sub dominante)
V grau - Sol maior: Mi menor (função dominante)
Obs.: a substituição do acorde pelo seu relativo menor não modifica sua função harmônica.
A segunda derivação funcional é a Relativa Menor Secundaria.
Relativa Menor Secundaria.
Está a uma distância de terça maior ascendente da função principal.
I grau - Dó maior: Mi menor (função tonal)
IV grau - Fá maior: Lá menor (função subdominante)
V grau - Sol maior: Si menor com 5ª diminuta (função dominante)
*Neste caso o acorde dominante deve ser substituido por um acorde meio-diminuto e não por um acorde menor.
Obs.: asubstituição do acorde pelo seu relativo menor não modifica sua função harmônica.
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Em resumo de nossas funções harmonicas temos o seguinte:
T = Tônica
S = Subdominante
D = Dominante
Tr = Relativa menor da Tõnica
Sr = Relativa menor da Subdominante
Dr = Relativa menor da Dominante
Trs = Relativa menor secundaria da Tõnica.
Srs = Relativa menor secundaria da Subdominante.
Drs = Relativa menor (com 5ª dim) secundaria da dominante.
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QUALIDADE FUNCIONAL DOS GRAUS
GRAUS DE FUNÇÃO PRINCIPAL / GRAU DE SUBSTITUIÇÃO
FUNÇÃO PRINCIPAL / MAIS USADO MENOS USADO
TONICA I / VI III
SUBDOMINANTE IV / II VI
DOMINANTE V / VII III
Sucessão de harmonias com carater de repouso provisorio ou de conclusão de uma frase, de um periodo, ou de uma composição.
Podemos dispor os acordes de muitas maneiras diferentes! algumas disposições harmonicas são convencionadas para servirem como suporte para outras: são as cadencias, caracterizadas pela combinação funcional dos acordes, com sentido conclusivo ou suspensivo.
Para se caracterizar uma cadência, é preciso, pelo menos, dois acordes de funções diferentes. É atraves da cadencia que se define uma tonalidade, ja que dois acordes de diferentes funções possuem quese todas as notas de uma tonalidade. São cinco cadências:
Exemplo - Tonalidade de Dó maior:
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Em resumo de nossas funções harmonicas temos o seguinte:
T = Tônica
S = Subdominante
D = Dominante
Tr = Relativa menor da Tõnica
Sr = Relativa menor da Subdominante
Dr = Relativa menor da Dominante
Trs = Relativa menor secundaria da Tõnica.
Srs = Relativa menor secundaria da Subdominante.
Drs = Relativa menor (com 5ª dim) secundaria da dominante.
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QUALIDADE FUNCIONAL DOS GRAUS
GRAUS DE FUNÇÃO PRINCIPAL / GRAU DE SUBSTITUIÇÃO
FUNÇÃO PRINCIPAL / MAIS USADO MENOS USADO
TONICA I / VI III
SUBDOMINANTE IV / II VI
DOMINANTE V / VII III
CADÊNCIA
Sucessão de harmonias com carater de repouso provisorio ou de conclusão de uma frase, de um periodo, ou de uma composição.
Podemos dispor os acordes de muitas maneiras diferentes! algumas disposições harmonicas são convencionadas para servirem como suporte para outras: são as cadencias, caracterizadas pela combinação funcional dos acordes, com sentido conclusivo ou suspensivo.
Para se caracterizar uma cadência, é preciso, pelo menos, dois acordes de funções diferentes. É atraves da cadencia que se define uma tonalidade, ja que dois acordes de diferentes funções possuem quese todas as notas de uma tonalidade. São cinco cadências:
Perfeita; imperfeita; plagal; suspensiva; interrompida.
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Cadencia perfeita
É a mais forte. Resulta da combinação das funções dominante e tonica. pode vir precedida do II ou IV grau.
V -> I
Exemplo - Tonalidade de Dó Maior:
Graus -> I II III IV V VI VII VIII
Acordes -> C Dm Em F G Am Bm5- C
GRAU = V > I
ACORDE = G > C
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CADENCIA IMPERFEITA
Tambem resulta da combinação das funções dominante e tonica, em que, um ou ambos os acordes estão invertidos. Ou ainda no caso VII para I. Nesses casos, a cadencia enfraquece acentuadadmente.
V (alt) > I (alt)
Exemplo - Tonalida de Dó Maior:
Grau -> I II III IV V VI VII VIII
Acordes -> C Dm Em F G Am Bm5- C
Graus = V(alt) > I(alt)
acordes = G(2ªinversão) C (1ªinversão)
RE+SOL+SI MI+SOL+DO
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CADENCIA IMPERFEITA
Tambem resulta da combinação das funções dominante e tonica, em que, um ou ambos os acordes estão invertidos. Ou ainda no caso VII para I. Nesses casos, a cadencia enfraquece acentuadadmente.
V (alt) > I (alt)
Exemplo - Tonalida de Dó Maior:
Grau -> I II III IV V VI VII VIII
Acordes -> C Dm Em F G Am Bm5- C
Graus = V(alt) > I(alt)
acordes = G(2ªinversão) C (1ªinversão)
RE+SOL+SI MI+SOL+DO
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CADENCIA PLAGAL
É o resultado da combinação das funções subdominante e tonica.
Trata-se, tambem de uma cadencia conclusiva.
IV > I
Exemplo - Tonalidade de Dó maior:
Grau -> I II III IV V VI VII VIII
Acordes -> C Dm Em F G Am Bm5- C
GRAU = IV > I
ACORDE = F > C
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CADENCIA SUSPENSIVA
A cadenci termina na dominante ( suspensão). sendo o dominante precedido por gruas de diferentes funções.
I > V
Exemplo - Tonalidade de Dó maior:
Grau -> I II III IV V VI VII VIII
Acordes -> C Dm Em F G Am Bm5- C
GRAU = I > V
ACORDE = C > G
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CADENCIA INTERROMPIDA
Acontece quando o dominante vem seguido de um acorde que não é o I grau.
Normalmente VI ou III.
V > VI
Exemplo - Tonalidade de Dó maior:
Grau -> I II III IV V VI VII VIII
Acordes -> C Dm Em F G Am Bm5- C
GRAU = V > VI
ACORDE = G > Am
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PREPARAÇÃO DO I GRAU
Temos três modos de preparação para o I grau, vindos de acordes com função de dominante. São eles:
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Preparação V para I (dominante primario)
Nesta preparação, o baixo do V grau dobe uma quarta justa para resolver a tensão musical da nota no I grau. É importante dizer que essa resolução pode acorrer tanto no I grau maior quanto no menor.
V > I ou V > I
G C G Cm
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Preparação do Sub V para I (dominante substituto)
Sub V significa: Substituto da dominante (V grau).
Ele é o proprio acorde de dominante em setima com apenas uma modificação: o baxo é projetado uma quarta diminuta a frente, o que o coloca na posição de segunda menor(em relação a tonica). Essa resolução soa bem tanto para o I grau maior quanto para o menor.
Sub V > I ou Sub V > I
Db7 C Db7 Cm
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Preparação do VIIº para I
Esta preparação é muito comum para acordes menores. Isso fica claro quando analisamos o acorde epercebemos que a sétima desse acorde corresponde a sexta menor da escala, portanto, trata-se de uma escala menor, logo será uma resolução de acorde menor.
VII° > Im
Bº > Cm
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CAMPO
Escala Maior
Formula da escala T T ST T T T ST
GRAUS I II III IV V VI VII VIII
Escala Maior DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ
Intervalos: Tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª justa - 5ª justa - 6ª maior - 7ª maior
DO RE MI FA SOL LA SI
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Grau Notas do acorde Tipologia Cifra
I7+ do + mi + sol + si Maior 7+ C7+
IIm7 re + fa + la + do Menor 7 Dm7
IIIm7 mi + sol + si + re Menor 7 Em7
IV7+ fa + la + si + mi Maior 7+ F7+
V7 sol + si + re + fa Maior 7 G7
VIm7 la + do + mi + sol Menor 7 Am7
VII° si + re + fa + la Meio - dim Bº
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Escala Menor Harmônica
CAMPO
HARMÔNICO
Escala Maior
Formula da escala T T ST T T T ST
GRAUS I II III IV V VI VII VIII
Escala Maior DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ
Intervalos: Tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª justa - 5ª justa - 6ª maior - 7ª maior
DO RE MI FA SOL LA SI
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Grau Notas do acorde Tipologia Cifra
I7+ do + mi + sol + si Maior 7+ C7+
IIm7 re + fa + la + do Menor 7 Dm7
IIIm7 mi + sol + si + re Menor 7 Em7
IV7+ fa + la + si + mi Maior 7+ F7+
V7 sol + si + re + fa Maior 7 G7
VIm7 la + do + mi + sol Menor 7 Am7
VII° si + re + fa + la Meio - dim Bº
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Escala Menor Harmônica
Formula da escala T ST T T ST T+ST ST
GRAUS I II III IV V VI VII VIII
Escala menor LÁ SI DÓ RÉ MI FA SOL# LA
Intervalos: Tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª justa - 5ª justa - 6ª maior - 7ª maior
LÁ SI DÓ RÉ MI FA SOL#
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Grau Notas do acorde Tipologia Cifra
I7+ la + do + mi + sol # Menor 7+ Am7+
IIm7 si + re + fa +la Meio dim Bº
IIIm7 do + mi + sol# + si Aumentado7+ Caum7+
IV7+ re + fa + la + do Menor 7 Dm7
V7 mi + sol#+ si + re Maior 7 E7
VIm7 fa + la + do + mi Maior 7+ F7+
VII° sol#+ si + re +fa Diminuto Gº
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muito bom!!!
ResponderExcluirmuito bom!!!
ResponderExcluirParabéns ajudou bastante
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